que comam croissants!

Historiadores dizem que Maria Antonieta nunca disse tal coisa ao ser alertada que o povo não tinha pão para comer. Aliás, muita história atribuida a ela também é fantasiosa. No filme de Sofia Coppola, Maria Antonieta está sempre rodeada de macarons, as mais finas patisseries e muito champagne, porém, na vida real, a jovem rainha só comia frango cozido ou assado e croissants, bebia água e café, como escreveu sua dama de companhia Madame Campan.

Maria Antonieta foi enviada à França aos 14 anos para se casar com Luis Augusto, futuro Luis XVI, parar encerrar de vez as oscilações na relação entre os dois países. Os rígidos protocolos de Versalhes (tão diferente de sua Viena), a pouca idade, a falta de interesse de Luís e a pressão de gerar um herdeiro eram uma constante preocupação para Maria Antonieta. Para ela, fazer as refeições em público – o povo se arrumava só para entrar no palácio e ver o casal almoçar ou jantar – era tão desagradável que nem tirava as luvas, muito menos beliscava uma uva, o que reforçava sua imagem de antipática. Chamavam-na de “A Austríaca”.

E onde o croissant entra na história? Sentindo-se deslocada e com saudade de Viena, Maria Antonieta comia croissant, ou viennoiserie, como era chamado, uma invenção austríaca e que ela introduziu na França. Era seu confort food.

Uma das origens do croissant remota ao ano de 1683, quando os otomanos tentaram um ataque durante a madrugada em Viena. Os padeiros, trabalhadores da madrugada, ouviram os soldados otomanos e deram o sinal de alerta, evitando o ataque. Para comemorar, fizeram um folhado em forma de lua crescente (daí o nome), que remete à lua presente na bandeira do Império Otomano. A outra história diz que um vienense morador de Constantinopla abriu um café e servia a bebida com o croissant, mas esta versão não tem graça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: