o melhor bolo de chocolate do mundo

Este bolo pode salvar vidas! É sério! Se você quiser fazer as pazes com alguém, ofereça este bolo, é mais que garantido que você receberá um baita sorriso de agradecimento! E o melhor, é tão fácil que chega a ser ridículo!

A receita veio do Simplesmente Delícia, da Flavia Pantoja, e estava com todos os superlativos pessoais. Já o fiz tantas vezes que nem preciso de receita, então não sei se ele sofreu alguma mutação na minha cozinha (lost in translation) ou está tintim por tintim como no blog dela. De qualquer forma, a receita funciona. E muito bem!

Só mais uma coisa: Eu fiz disfarçado de muffin (na verdade, era pra parecer um cupcake), mas você pode fazer em forma retangular (40×25 cm, aproximadamente) ou redonda (27 cm, aproximadamente). O importante é deixar pelo menos um dedo até a borda.

Bolo de Chocolate  (xícara = 240 ml)

13/4 xícara de farinha de trigo; 2 xícaras de açúcar refinado; 3/4 xícara de cacau em pó; 11/2 colher (chá) de fermento em pó; 11/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 1 pitada de sal; 2 ovos; 1 colher (sopa) de essência de baunilha; 1/2 xícara de óleo (canola, girassol, algodão ou milho); 1 xícara de leite; 1 xícara de água quente.

Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato. Adicione o açúcar e o sal, esta mistura vai parecer um achocolatado. Adicione os ovos, o óleo, o leite e a essência. Misture com uma colher/pão-duro antes de bater, apenas para que os ingredientes secos não formem uma nuvem. Bata em velocidade mínima até que a massa fique homogênea (pare um pouco e raspe as laterais para ter certeza de que tudo foi incorporado). Adicione a água quente. A massa vai ficar bem líquida! Não se preocupe, parece que não vai dar certo, mas vai. Despeje na forma untada e leve ao forno preaquecido (180º C) por 25-30 minutos.

E a cobertura? Pois bem, eu usei ganache (chocolate, creme de leite – o de caixinha mesmo – e um pouco de whisky). É só derreter o chocolate no microondas (180 g.), misturar o creme de leite (90 g.) e o whisky. Mas você pode usar a cobertura de sua preferência. Se quiser algumas sugestões, entre no ICKFD! Lá você aprende a derreter chocolate e outras mil dicas.

Deixe um comentário